Dicas para desenvolver um bom fichamento:
*não somente as leituras
deverão ser consideradas úteis para o material do fichamento, mas também outras
fontes de conhecimento adquiridas por meio de participações em seminários,
grupos de discussão, conferências, bem como a participação nas aulas propriamente
ditas.
* Optar sempre por transcrições curtas, justamente para facilitar a consulta;
* Em se tratando de registros feitos durante as aulas, alguns detalhes devem ser priorizados, tais como: a data, a disciplina, o assunto e o nome do professor, autor das informações;
* No que se referir a leituras realizadas, não se esquecer do título e da fonte no cabeçalho, sendo que a essa última (fonte) se atribui o nome do autor, título da obra, local, editora, página e ano de publicação;
* Já que estamos imersos em um procedimento específico (fichamento), não é de todo descabido afirmarmos que ele deve ser materializado por meio de fichas, entendido como matéria-prima;
* No que diz respeito à ficha manuscrita, é sempre viável optar por um tamanho padrão (seja pequeno, médio ou grande), justamente para facilitar a armazenagem;
* Optar sempre por transcrições curtas, justamente para facilitar a consulta;
* Em se tratando de registros feitos durante as aulas, alguns detalhes devem ser priorizados, tais como: a data, a disciplina, o assunto e o nome do professor, autor das informações;
* No que se referir a leituras realizadas, não se esquecer do título e da fonte no cabeçalho, sendo que a essa última (fonte) se atribui o nome do autor, título da obra, local, editora, página e ano de publicação;
* Já que estamos imersos em um procedimento específico (fichamento), não é de todo descabido afirmarmos que ele deve ser materializado por meio de fichas, entendido como matéria-prima;
* No que diz respeito à ficha manuscrita, é sempre viável optar por um tamanho padrão (seja pequeno, médio ou grande), justamente para facilitar a armazenagem;
Professora Jucimar
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