domingo, 5 de maio de 2013

Caminhando e Cantando

    Trabalhando com a música Caminhando e Cantando, do compositor Ivan Lourenço, composta em 1980, em meio ao fim da ditadura militar no Brasil, percebo o grande apelo ao governo e consequentemente a sociedade, expressos na canção. Mesmo que meio obscura ( por medo de repressão), as palavras contidas na letra mostram a busca pela paz, em um território tomado por "foças armadas", por soldados que entram no conflito por obrigação, sem poderem expressar sua  próprias vontades e ideias, apenas reprimindo, matando outros ... Como mostra um trecho da música  "Os amores na mente as flores no chão" .
   Sendo assim visto esse período autores como Ivan Lourenço, tentavam expressar o que era proibido  figurativamente até de pensar, demostrando então em sua arte o que em sua boca se calava, formado esse método de expressão que atualmente anda em falta.
  Por isso então, não conseguimos realizar um simples desafio, uma música nacional feita nos últimos 5 anos, onde a letra traga um apelo, uma forma de opinião, de expressão, de realidade com argumentos.
  Lamentável ...

Amanda N. de Andrade Nº 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário