domingo, 26 de maio de 2013

Política Nacionalista da Era Vargas

Períodos: 1930 a 1945 e a 1951 a 1954.

  A Era Vargas se estabeleceu no período de 1930 a 1945, na gestão do presidente Getúlio Vargas, que realizou no país uma verdadeira revolução.
  Até sua chegada em 1930 no Brasil mantinha a República Velha onde o poder era apenas centralizado entre fazendeiros de São Paulo e Minas Gerais. O acordo entre esses estados mantinha uma aliança de " revezamento" de poder, até que devido uma instabilidade política que tomou conta da América Latina,  os fazendeiros foram afastados do poder e abriram caminho a para a posse de Getúlio Vargas.
  Deste modo Vargas entra em ação e coloca em plano o seu novo modo de administração da economia, fazendo uma modernização na política, criando novos ministérios ( da educação, indústria, saúde, comércio e do trabalho), valorizando as riquezas naturais nacionais e criando uma nova constituição brasileira em 1934 - após a revolução de 9 de julho - onde o voto secreto, o ensino primário obrigatório, o voto feminino, as leis de direitos e deveres trabalhistas foram instituídas.
  Após a declaração do Estado Novo por Vargas, o mesmo sofreu  um golpe militar e o exército derrubou o presidente evitando a continuidade de seu trabalho.
 Apesar de tudo no mesmo ano através do voto popular, ele foi eleito senador e algum tempo depois com a ajuda da população voltou a presidência em 1951. O que terminou precocemente já que após o Atentado a Rua Tonelero  (05/08/1954) e a forte pressão sobre Vargas fez com que ele cometesse suicídio em     24/08 /1954.

Amanda N. de Andrade  Nº2

Nenhum comentário:

Postar um comentário