terça-feira, 11 de junho de 2013

EXILADOS DURANTE O REGIME DITADORIAL


Juscelino foi uma das principais figuras que foi condenado ao exílio, ficando três anos fora do país, sendo proibido até mesmo de descer na cidade que ele construiu, Brasília.juscelino00
“Deixo o Brasil porque esta é a melhor forma de exprimir meu protesto contra a violência. Não posso deixar de confessar que viver fora do país, sem saber quando será possível o regresso, é o castigo mais cruel imposto a um homem que só pensava no Brasil”, escreveu a um amigo nos primeiros tempos do exílio.

O seu amigo pessoal e pessoa que sempre acompanhou sua vida política, coronel Affonso Heliodoro, afirma que Juscelino chegou as lágrimas quando ficou sabendo que teria de deixar a capital do Pais. O politico sempre pautou sua vida pública com amor ao seu país, por isso chegou a tentar o suícidio várias vezes durante o tempo em que este fora.
Seu amigo concedeu uma entrevista para este documentário falando um pouco sobre a vida política de Juscelino até o fim dela, quando foi duramente cassado em Julho de 1964. Clique e confira!
_______________________________________________________________________________

caetano-veloso1
Caetano Veloso
Desde o início da carreira, Veloso sempre demonstrou uma posição política ativa e esquerdista, ganhando por isso a inimizade doregime militar instituído no Brasil em 1964 e cujos governos perduraram até1985. Por esse motivo, as canções foram freqüentementecensuradas neste período, e algumas até banidas. Em27 de dezembro de 1968, Veloso e o parceiro Gilberto Gil foram presos, acusados de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira brasileira. Foram levados para o quartel do Exército de Marechal Deodoro, no Rio, e tiveram suas cabeças raspadas.
Ambos foram soltos em 19 de fevereiro de 1969quarta-feira de cinzas, e seguiram para Salvador, onde tiveram de se manter em regime de confinamento, sem aparecer nem dar declarações em público. Em julho de 1969, após dois shows de despedida no Teatro Castro Alves, nos dias 20 e 21, Caetano e Gil partiram com suas mulheres, respectivamente as irmãs Dedé e Sandra Gadelha, para oexílio na Inglaterra. O espetáculo, precariamente gravado, se transformou no disco Barra 69, de três anos mais tarde.
________________________________________________________________________________________________
 
 gilberto-gil
Gil nasceu no bairro do Tororó, onde seu pai, o médico José Gil Moreira, lutava para exercer a profissão. Bairro pobre da capital baiana, não consegue vencer os empecilhos raciais e a competição, mudando com toda a família para o interior do Estado.
Em fins de 1968, Gil e Caetano Veloso, cuja importância no Brasil era, e é, de certa forma comparável à de John Lennon ePaul McCartney no mundo anglófono, foram presos pelo regime militar brasileiro instaurado após 1964 devido a supostas atividades subversivas, de que foram taxados. Depois da anistia, ambos exilaram-se por ocasião do governo militar em vigência no Brasil a partir de 1969 em Londres.[3]
Nos anos 1970 iniciou uma turnê pelos Estados Unidos e gravou um álbum em inglês. De volta ao Brasil, em 1975 Gil grava Refazenda, um dos mais importantes trabalhos que, ao lado de Refavela, gravado após uma viagem ao continente africano, e Realce, formariam uma trilogia RE. Refavela traria a canção Sandra, onde, de forma metafórica, Gil falaria sobre a experiência de ter sido preso por porte de drogas durante um excursão ao sul do país e ter sido condenado à permanência em manicômio judiciário, ou conforme denominação eufemística, casa de custódia e tratamento, entretanto designada por Gil como hospício.
_______________________________________________________________________________________________
Larcerda durante discurso
Larcerda durante discurso
Filho do político, tribuno e escritor Maurício Paiva de Lacerda (18881959) e de Olga Caminhoá Werneck (18921979), era neto paterno do ministro Sebastião Eurico Gonçalves de Lacerda. Pela família materna, era bisneto do botânico Joaquim Monteiro Caminhoá e descendente direto do Barão do Ribeirão. Seus pais eram primos, descendentes em linhas afastadas de Francisco Rodrigues Alves, nascido nos Açores, o primeiro Sesmeiro da cidade de Vassouras.
Foi um dos líderes civis do golpe militar de 1964, porém se voltou contra ele em 1966, com a prorrogação do mandato do presidente Castelo Branco, pois segundo ele, a prorrogação do mandato de Castelo Branco levaria à consolidação do governo revolucionário numa ditadura militar permanente no Brasil, o que realmente aconteceu. Na verdade, muitos acreditam que a razão da oposição de Lacerda à prorrogação era o fato de que ele já havia se lançado candidato a Presidente da República para enfrentar Juscelino em 1965. Ele confiava que tinha sido considerado um bom Governador para o Estado da Guanabara.
Posteriormante, passou a dirigir a chamada Frente Ampla, movimento de resistência ao golpe, juntamente com João Goulart e Juscelino Kubitschek. Foi cassado em 1968 peloregime militar.
Em 20 de maio de 1987, através do decreto federal nº 94.353, teve restabelecidas, post mortem, as condecorações nacionais que foram retiradas e reincluído nas ordens do mérito das quais fora excluído em 1968.


Estes foram um dos principais exilados do Brasil durante o período de Ditadura Militar no Brasil.

DANIELLA N°07 2°B

Nenhum comentário:

Postar um comentário