quarta-feira, 3 de abril de 2013


Desmundo
             

Na semana passada assistimos um que filme conta a história de uma jovem portuguesa, órfã, juntamente com outras mandada para  a América Portuguesa Colonial do século XVI, com objetivo de casar com os colonos.
Oribela e as demais órfãs são levadas para um lugar onde são oferecidas a seus pretendentes por outra mulher. Ela se mostra muito religiosa, e fica muito contrariada com a situação que se encontra, e quando chega a sua vez, quando fica em contato com aquele que casaria com ela, ela cospe em seu rosto, conseguindo a desistência do pretendente.
Só que ela não consegue escapar do casamento e aparece um pretendente que casa com ela, e quando o seu marido, Francisco de Albuquerque, vai consumar o casamento através da união sexual, ela pede tolerância a fim de que se acostumasse com a presença do marido e , conseqüentemente, desenvolvesse uma relação de afeto.
Oribela faz uma tentativa de fuga após ser estuprada pelo seu marido, cuja tolerância com a espera que ela lhe pediu foi perdida. Porém ela sai pelo mato, e mesmo sem conhecer a região, chega ao mar e encontra alguns homens, no qual ela pede ajuda para levá-la de volta a Portugal, sem saber que ela estava correndo perigo. Seu marido nota a sua ausência, sai a sua procura, a encontra, viu que ela estava em perigo e mata esses homens.
Resgatada pelo marido, ela volta para a propriedade e como castigo, é acorrentada em um quarto e sua única companhia é uma índia que cuida dela e de seus ferimentos.
Aos poucos ela consegue a reaver a confiança do marido e começa a se relacionar com seus parentes.
Diante da aproximação do Ximeno Dias na propriedade de seu marido, Oribela demonstra interesse por ele, e é correspondida. Ela faz com que ele consiga-lhe colocar num navio de volta a Portugal. Ela foge da propriedade e fica escondida no estabelecimento de Ximeno pro algum tempo. O marido suspeita do envolvimento de Ximeno na fuga dela e vai de encontro aos dois que fogem, porém  são alcançados. Francisco e Ximeno se desafiam com suas armas, no qual o Francisco leva a melhor e retorna com a sua esposa para sua propriedade.
Oribela dá a luz a uma ao filho do Ximeno, e por causa disso Francisco é obrigado a se mudar de sua propriedade, para que as pessoas não percebessem a diferença entre ele e o filho de Oribela. 
E assim termina o filme!

Observação: Francisco não era bem vindo na cidade pois havia tido uma relação sexual com sua própria mãe, e por causa dessa relação sua mãe engravidou e teve uma filha, que nasceu com uma doença, e isso naquela época não era bem visto!


Nathalia Teodoro Bueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário