O PAC como é popularmente conhecido, é a sigla para o Programa de Aceleração do Crescimento, um plano do governo federal, lançado em janeiro de 2007 pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva . O projeto visa o estimulo ao desenvolvimento da economia brasileira através de obras na infraestrutura do país, como em rodovias, saneamento básico, habitação, trasporte, recursos, créditos, financiamentos entre outros.
Foram voltados ao plano cerca de R$ 503,9 bilhões de reais para a sua realização até o ano de 2010, porém ao chegar a essa data aproximadamente somente 49,0 % do que se planejava foi de fato realizado. A presidente eleita nessa época Dilma Rousseff trouxe consigo a informação desse problema, e para tentar explicar o fato, ela colocou em questão a má administração do ex presidente Fernando Henrique Cardoso, o que causou em uma grande confusão.
Retomando então o intuito do projeto, a atual presidente formulou o PAC 2, lançado em março de 2010, uma continuação do plano do governo federal junto a empresas estatais que disponibilizarão cerca de
R$ 1,59 trilhões, para investir nas principais áreas de desenvolvimento com os projetos dentro do mesmo: Cidade Melhor; Minha Casa, Minha Vida; Comunidade cidadã; Água e Luz para todos e Transportes.
O PAC 2 tem a intenção de concretizar suas expectativas até o ano de 2014, ano em que o país necessitará de uma boa estrutura para a realização da Copa do Mundo.
Por: Amanda N. de Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário