Analisando a apostila de Sociologia, notei uma grande interligação com os temas de geografia no que diz repeito as migrações.
Com base em tabelas feitas sobre estudos no país e subdivido nas regiões do mesmo em 1999, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), sobre o rendimento mensal familiar, a taxa de analfabetismo das pessoas maiores de 15 anos e os domicílios por condições de saneamento básico e luz elétrica, podemos perceber que a região Nordeste do país é em todas as situações, a que contém o menor índice , sendo então a região com as piores condições de vida.
Esse fato nos faz pensar no porque da questão. Como que por tanto tempo essa região continua sendo a menos favorecida ?
Isso de alguma forma tem sua resposta quando pensamos no Capitalismo, que hoje é centralizado na região Sudeste do País, ou seja, com a economia localizada nessa região, é notável que cada vez mais pessoas migram para a mesma em busca de melhores condições de vida, moradia e rendimento financeiro. Visando isso os capitalistas focam todo o desenvolvimento aqui, esperando que cada vez mais isso ocorra.
Ainda observando as tabelas, vejo um aumento consideravelmente grande em todas as regiões da Energia Elétrica, colocando nos novamente a perceber que, com o auxilio da mídia - televisão, rádio entre outros, que necessitam da eletricidade, os capitalistas podem cada vez mais influenciar as pessoas, fazendo as seguirem os caminhos migratórios, que na verdade já foram traçados.
Por: Amanda N. de Andrade Nº 02
Nenhum comentário:
Postar um comentário